Açafrão e canela garantem saúde e juventude


 Algumas especiarias, que eram vendidas a preço de ouro na época das grandes navegações nos séculos 15 e 16, hoje valem muito mais. O açafrão e a canela, por exemplo, rendem saúde e juventude.

O médico e pesquisador americano Nicholas Perricone estudou dois desses temperos e garante que algumas pitadas de açafrão numa receita produzem efeitos antioxidantes e antiinflamatórios - o que ajudaria a retardar o envelhecimento. E que mexer o cafezinho ou o chá com um pau de canela já seria o suficiente para diminuir o nível de açúcar no sangue.
Benefícios da canela

A história dessa casca de árvore aromática, que era moeda de troca entre o Oriente e a Europa, tem origem no antigo Egito. A melhor variedade é a canela do Ceilão (hoje Sri Lanka) que é cultivada em todo o mundo. Segundo o médico Perricone, essa especiaria atua no corpo da seguinte forma: 

- Ajuda a aumentar a capacidade das células para utilizar a glicose - assim pode normalizar o nível de açúcar no sangue. Menos da metade de uma colher (chá) de canela por dia diminui em 20% o nível de açúcar no sangue, reduz entre 7% e 27% o colesterol e baixa os triglicérides entre 23% e 30%. O hábito de mexer o chá com pau de canela já ajuda. 

- Os óleos essenciais de canela ajudam a impedir o crescimento de bactérias e fungos, como o Candida albicans, que provoca a candidíase. 

- Até o perfume da canela proporciona benefícios: melhora o processamento cognitivo do cérebro, estimulando a atenção, a memória e a agilidade visual e motora. Por isso, velas e aromatizantes de canela em casa são recomendadas. 

- Mães e avós insistem no chazinho com canela quando os filhos estão gripados. Essa sabedoria popular vem da medicina tradicional chinesa, que valoriza a especiaria por sua capacidade de aquecer, por isso é usada para aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Quando sentir uma infecção se aproximando, aceite o conselho da avó: tome um chá com casca de canela e gengibre fresco.



Benefícios do açafrão

Pertencente à família do gengibre, o açafrão vem sendo usado ao longo da história, na Índia, como remédio popular, corante e tempero. O que não se sabia é que sua raiz de forte tonalidade laranja contém curcuminóides, parentes próximos dos polifenóis (aquelas substâncias encontradas na uva, chocolate, gengibre e chá verde). Ou seja, a especiaria também pode ser considerada uma fonte de antioxidantes poderosos contra o câncer e doenças cardiovasculares. 

Outra substância, a curcumina, também é encontrada no açafrão e traz benefícios à saúde, segundo o médico. Ela constitui apenas 3% a 5% do açafrão, mas esse pouquinho já representa um grande impacto positivo à saúde.

O médico Perricone, que também é autor do best-seller
 O Fim das Rugas, lançado há dez anos, indica o uso do açafrão em uma infinidade de receitas e o consumo de suplementos à base de açafrão até mesmo para quem está preocupado com a estética. "Isso pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento e promover rejuvenescimento em todo o organismo, inclusive na pele", afirma. 

O curry, uma mistura de temperos indianos, é outra fonte de açafrão, mas, de acordo com o especialista, desde que seja de uma fonte confiável. "Procure um bom curry em pó orgânico, em que o açafrão esteja listado como o primeiro ou o segundo ingrediente", recomenda. Mercados indianos ou lojas de alimentos naturais também são opções para encontrar um bom curry.
 

Confira, a seguir, os benefícios do açafrão destacados pelo médico:

- Atua na prevenção da doença de Alzheimer.
 

- Interfere nos estágios da formação do câncer, ou seja desde o início até a progressão no organismo.
 

- Apresenta-se como poderoso antioxidante e antiinflamatório.
 

- Protege o fígado.
 

- Amplia os benefícios terapêuticos quando usada em conjunto com peixes de águas geladas ou óleo de peixe (ricos em ácidos graxos essenciais ômega-3).
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário